O presidente da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz Antônio França, afirma que a recente redução da taxa de juros para o financiamento imobiliário na CEF torna 927 mil famílias elegíveis para a aquisição de imóveis.
“Com a taxa anterior, se o cliente fosse comprar um imóvel de 300 mil reais, os bancos financiariam 80% do imóvel. O comprador teria que emprestar R$ 240 mil reais. Antes, ele teria que ter uma renda de 4.400 reais. Hoje, com a redução, a renda seria aprovada a partir de 4.100,00″, explica França. Segundo levantamento da Abrainc, essa redução irá acrescentar em 7% no número de famílias com acesso ao crédito imobiliário. Isso significa que haverá aumento na procura por imóveis apesar do Banco Central aumentar a taxa SELIC.
Há poucos dias, a CEF reduziu para 2,95% ao ano a taxa de financiamento atrelada à poupança,uma redução de 0,4%. A atual taxa da CEF é menor que os bancos privados. A CAIXA possui participação de mais de dois terços do mercado, com recorde de contratação no mês de agosto com R$ 14,01 bilhão, crescimento de 33,3% comparado ao mesmo período do ano passado.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ACOMASUL