Nesta quinta-feira, 12/07, será realizada na Câmara dos Deputados em Brasília uma audiência pública sobre a exigência de asfalto a partir de 2019 nos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida. A exigência consta em uma portaria do Ministério das Cidades.
A Federação Nacional dos Pequenos Construtores (FENAPC) vai participar da audiência, além do Ministério das Cidades, Frente Nacional dos Prefeitos, Confederação Nacional dos Municípios, Caixa Econômica Federal, e Tribunal de Contas da União.
A audiência foi requerida pelo deputado federal Odorico Monteiro (PSB-CE), que foi um dos mentores do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Indústria da Construção Civil e do Mercado Imobiliário, lançada no mês de junho em Brasília, e que já conta com cerca de 200 parlamentares.
A Fenapc engloba 22 associações de construtores de 13 estados e mais o Distrito Federal. São por volta de 3 mil construtores associados. O segmento dos pequenos empresários representa 42% das construções do Minha Casa Minha Vida.
A Federação Nacional dos Pequenos Construtores está há vários meses negociando com o governo federal a suspensão da exigência do asfalto para a construção de imóveis do Minha Casa Minha Vida. A Fenapc ocupa os espaços onde as grandes construtoras não estão presentes. Além disso, os pequenos empresários da construção civil ajudam a diminuir o déficit habitacional do Brasil que hoje é de 6,2 milhões de moradias.
A audiência será no anexo II, plenário 09, a partir das 12h, e deve ser transmitida ao vivo pela TV Câmara. Para assistir e participar click no link abaixo.