BANCOS TÊM DIFICULDADE DE VENDER IMÓVEIS RETOMADOS

Os cinco maiores bancos do país – BB, CEF, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander – fecharam 2018 com cerca de R$ 17 bilhões em imóveis retomados. O volume cresceu 32% em relação a 2017.

O maior banco de crédito habitacional do país, A CEF retomou 29,5 mil imóveis em 2018 e tem um estoque de 62 mil imóveis retomados, a maioria pelo programa Minha Casa Minha Vida.

O programa habitacional também é a origem de cerca de 80% dos 1,9 mil imóveis que o Banco do Brasil tinha no final do ano passado. Enquanto a CEF oferece em leilão desconto de 30%, o BB tem oferecido até 50% de desconto para se desfazer dos imóveis. O BB usou a estratégia de dar um desconto maior porque os investidores não estão reagindo ao desconto de 30%.

Os bens retomados consomem capital dos bancos que precisam constituir provisões contra perdas com esses ativos. Por isso, os banco recorrem a leilões para vender esses bens individualmente.

Já os bancos privados tem outra estratégia. O Santander, por exemplo, criou um canal próprio para vender seus imóveis. O site se assemelha ao de uma imobiliária, e oferece unidades com descontos de 20 a 70% em relação ao preço de mercado.

Fonte: Valor Econômico

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *