O presidente Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, confirmou que vai começar a oferecer financiamento imobiliário com taxas prefixadas até março de 2020. Isto significa que o consumidor vai saber exatamente o valor das parcelas até o final do financiamento. Com isso, acaba com qualquer componente de incerteza por parte do mutuário. O objetivo é estimular ainda mais a procura por financiamento.
O crédito com taxas prefixadas vai conviver com outras opções que são o financiamento atrelado a TR (Taxa Referencial), e o financiamento indexado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
O lançamento da modalidade prefixada de crédito está condicionado ao sucesso da linha indexada ao IPCA, que aconteceu em agosto. “A projeção era liberar R$ 10 bilhões de crédito atrelado à inflação no período de um ano, mas esse valor foi atingido em 45 dias”, explica o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Nos últimos meses, a CEF vem diminuindo os juros de financiamento imobiliário pelo método mais tradicional que é pela TR. Hoje, os juros mais baixos estão em 6,75% ao ano.
Outra medida tomada pela CEF para mostrar a solidez da economia é o corte na taxa de juros do cheque especial. A taxa foi reduzida de 9,99 para 4,99 ao mês a partir de 1º dezembro.
A ACOMASUL apoia qualquer medida que tem como objetivo estimular o setor da construção civil, gerando emprego e renda, e acima de tudo, proporcionando à população o desejo tão sonhado de adquirir uma moradia de qualidade. Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul continua trabalhando para trazer segurança jurídica ao setor, e acabar com barreiras que impedem nosso segmento de trabalhar para reduzir o déficit habitacional, e consequentemente, para o desenvolvimento do Brasil.