CEF TEM RECORDE HISTÓRICO DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO E PREVÊ MAIS CRESCIMENTO PARA 2022

Em 2021, a CEF emprestou R$ 140,6 bilhões em contratos de financiamentos imobiliários, alta de 21% em relação a 2020. Segundo o presidente da CEF, Pedro Guimarães, este é um recorde histórico. A Caixa é líder no financiamento habitacional, com mais de 66% do mercado.

Porém, com o aumento dos custos de construção no ano passado e também com o aumento da taxa SELIC, o crescimento esperado para este ano é de 10% no crédito habitacional. O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) fechou 2021 com alta de 14,3%. A taxa SELIC começou 2021 em 2% e fechou o ano em 9,25%. O aumento da SELIC reflete também nas taxas de financiamento imobiliário.

Para os economistas, isto não significa que 2022 seja um ano ruim para financiar imóveis, pois tudo é uma questão de oportunidade. Eles afirmam que mesmo com a taxa de juros mais alta, a demanda permanece em alta e que quando a Taxa Selic cair novamente, as pessoas poderão renegociar as taxas em seu banco ou optar pela portabilidade, levando o crédito imobiliário para outra instituição financeira.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ACOMASUL

Shopping Basket
Portal da Acomasul Quer receber as novidades da Acomasul no seu navegador? Ative as notificações.
Não permitir
Permitir notificações