O setor da construção civil foi o que mais abriu vagas de janeiro de 2020 a novembro de 2020. Foram 157.881 empregos com carteira assinada no Brasil, um aumento de 34,5% em relação ao mesmo período de 2019.
Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) o ritmo de contratações deve melhorar ainda mais em 2021. A previsão é de gerar cerca de 200 mil empregos diretos.
A geração de empregos no setor da construção civil reflete o momento econômico do país. O real está desvalorizado, a taxa de juros está no menor patamar da história, e existem incertezas econômicas. Este cenário leva investidores (inclusive estrangeiros) a ver com bons olhos um antigo hábito nacional: aplicar dinheiro em imóveis.
Estima-se que a venda de imóveis cresceu cerca de 30% em Mato Grosso do Sul no ano 2020. Como consequência do mercado aquecido, houve valorização dos imóveis. O índice FipeZap revela que os imóveis residenciais tiveram valorização de 5,91% em Campo Grande no ano passado. A capital teve o valor médio do metro quadrado comercializado por R$ 4.376,00.
Assessoria de Comunicação da Acomasul