ENTREVISTA COM O DIRETOR NACIONAL DE HABITAÇÃO DA CEF

Recentemente, houve mudanças no comando da CEF em Brasília. O cargo de Diretor Nacional de Habitação passou a ser exercido por Paulo Antunes, que por muito tempo, comandou a superintendência da CEF em MS.

A assessoria de comunicação da Acomasul e Fenapc fez uma entrevista com o novo Diretor de Habitação.

ASSESSORIA: O senhor acredita que o Estado de MS tem alguma particularidade em relação ao programa Minha Casa Minha Vida?

PAULO ANTUNES: Mato Grosso do Sul conseguiu, no Programa Minha Casa Minha Vida, realizar um volume considerável de contratações em todas as faixas do Programa, o que proporcionou o acesso à moradia digna a milhares de famílias no Estado. O grande diferencial para que essas contratações ocorressem está nas boas parcerias estabelecidas entre Governo Federal, representado pela CAIXA, o Governo do Estado e todos os seus Municípios.

ASSESSORIA: O que o senhor acha que precisa melhorar na CEF para estimular o financiamento de imóveis?

PAULO ANTUNES: Acredito que realizar a política habitacional no país exige muito trabalho, dedicação e aprimoramento constante de todas as áreas envolvidas. Quando falamos em áreas envolvidas, queremos dizer que, para realizar a construção de uma casa ou mesmo de um empreendimento habitacional, estamos falando da necessidade de determinadas áreas elaborarem os projetos, outras aprovarem os projetos, outras realizarem as obras e outras acompanharem a execução das mesmas. Trata-se de uma grande parceria, que tem como premissa básica a competência de realizar.

ASSESSORIA: Quando a CEF deve anunciar a redução de juros do financiamento?

PAULO ANTUNES: Nos próximos dias a CAIXA deverá anunciar, não somente a redução das taxas de juros, mas também algumas outras medidas que visam a melhoria nas condições de financiamento para as famílias.

ASSESSORIA: O que o senhor pensa da necessidade de asfalto a partir de 2019 (como, por enquanto, preconiza o Ministério das Cidades) para construção de imóveis dentro do programa Minha Casa Minha Vida?

PAULO ANTUNES: Trata-se de uma condição elaborada pelo Gestor do Programa e operacionalizada pela CAIXA, que visa proporcionar melhores condições de infraestrutura nos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida. Vamos aguardar as negociações.

ASSESSORIA: Muitos construtores relatam que durante a vistoria de imóveis, alguns profissionais ligados à CEF desconhecem certas normas vigentes no COT (Caderno de Orientações Técnicas). O que o senhor pensa sobre isto?

PAULO ANTUNES: Os profissionais da CAIXA são capacitados com regularidade necessária para o atendimento a todas as demandas exigidas na execução dos programas sob sua responsabilidade.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *