INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO É IMPACTADA PELA FALTA DE MATERIAL E CUSTOS

A falta de material de construção e o aumento dos custos continuam sendo os principais entraves na construção civil. É o que revela uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 25/10, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

54,2% dos entrevistados manifestaram preocupação com a falta de materiais e custos, enquanto 16% estão mais preocupados com o aumento da ataxa de juros. A elevação dos juros influenciou diretamente o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) para materiais e equipamentos que nos últimos 12 meses acumula alta de 30,24, um recorde na era pós-real.

Apesar de tudo, há uma expectativa de que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor suba para 5% neste terceiro trimestre, o que seria o maior crescimento dos últimos 10 anos.

Um dos indicaadores que favorece a expectativa é o do mercado de trabalho formal da construção, que registra resultados positivos nos oito primeiros meses do ano. Nesse período, a construção civil gerou 237.985 novos postos de trabalho com carteira assinada. Com o resultado, o setor fechou agosto com 2,512 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Esse número não era atingido desde novembro de 2015.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ACOMASUL

fonte: Agência Brasil

Shopping Basket
Portal da Acomasul Quer receber as novidades da Acomasul no seu navegador? Ative as notificações.
Não permitir
Permitir notificações