A FENAPC (Federação Nacional dos Pequenos Construtores) lançou em Brasília nesta quarta-feira, (13/06), a Frente Parlamentar de Apoio à Indústria da Construção Civil e do Mercado Imobiliário. O evento foi na Câmara dos Deputados. O pequenos empresários da construção civil são responsáveis por 42% dos imóveis construídos pelo Programa Minha Casa Minha Vida.
A FENAPC engloba 22 Associações de Construtores de 13 estados e mais o Distrito Federal. No total são quase 3 mil construtores associados.
Uma das Associações é a Acomasul (Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul), responsável por comercializar só em Campo Grande cerca de 3500 imóveis por ano pelo Programa Minha Casa Minha Vida. A Acomasul gera em torno de 3 mil empregos diretos.
“A Frente Parlamentar vai intermediar junto às várias entidades, como o Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, ações que tragam tranquilidade para que possamos trabalhar e diminuir o déficit habitacional que é de cerca de 6 milhões de moradias no Brasil”, afirmou o presidente da Acomasul, Adão Castilho.
A Frente Parlamentar é presidida pelo deputado federal Edmar Arruda (PSD/PR). “Temos a participação de cerca de 200 deputados federais para defender toda a cadeia da construção civil. Vamos acompanhar as políticas para o setor no Congresso Nacional e ajudar a criar soluções para este segmento fundamental para a economia do Brasil”, disse o deputado Edmar Arruda.
O presidente da FENAPC, Ezequiel Sousa, afirmou que agora os pequenos empresários da construção civil terão ainda mais representatividade para que possam trabalhar com segurança jurídica e dessa forma ajudar a construir o sonho das pessoas que é a aquisição da casa própria. “Neste momento que vivemos uma desilusão política, é muito importante salientar que temos políticos do bem, honestos, trabalhadores, que abraçam a causa e percebem que nós somos importante para a economia. Queremos emprego, geramos renda, trabalhamos em todo o Brasil”, salientou Ezequiel Sousa.
Um dos mentores da Frente Parlamentar é o vice-presidente para assuntos relacionados a Habitação, Moradia Digna e Pequenos Construtores, Odorico Monteiro (PSB/CE). “Com a frente vamos combater a insegurança jurídica, as mudanças repentinas de regras. Vamos somar em defesa da moradia digna, do direito à cidadania, que é dever do Estado fomentar”, afirmou o deputado.
O ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações, Gilberto Kassab, parabenizou a iniciativa, por centralizar em uma única frente parlamentar as ações e discussões de políticas públicas voltadas para o setor. “A construção civil precisa de financiamento, de uma conjuntura econômica favorável porque ela contribui para superar as adversidades do nosso país”, disse o ministro.
Várias autoridades participaram do lançamento da Frente Parlamentar, entre elas, o vice-presidente para assuntos relacionados à Indústria da Construção Civil, deputado Félix Mendonça Junior (PDT/BA); o vice-presidente para assuntos relacionados à infraestrutura, deputado Bebeto (PSB/BA); o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Paulo Afonso Ferreira; o superintendente Nacional da Caixa Econômica Federal, Anderson Possa; o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), Evaristo Pinheiro; o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.
A maioria da bancada parlamentar de Mato Grosso do Sul foi convidada, porém só compareceu a deputada federal, Tereza Cristina do PSB que apoia os pequenos empresários da construção civil. Outro parlamentar engajado com o setor é o senador Roberto Rocha (PSDB-MA).