SERÁ LANÇADA EM BRASÍLIA FRENTE PARLAMENTAR PARA DEFENDER PEQUENOS EMPRESÁRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Mercado Imobiliário. O evento será às 9h no salão verde da Câmara dos Deputados. Vão estar presentes a diretoria executiva de 22 Associações de Construtores de 13 estados, todas ligadas a Fenapc (Federação Nacional dos Pequenos Construtores).

Uma das Associações é a Acomasul (Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul), responsável por comercializar só em Campo Grande cerca de 3500 imóveis por ano pelo Programa Minha Casa Minha Vida. A Acomasul gera em torno de 3 mil empregos diretos.

No evento, vão participar deputados federais e senadores. A Fenapc convidou governadores, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e diversas autoridades ligadas ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Conselho Curador do FGTS, e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A Frente Parlamentar é formada por representantes do poder legislativo que lutam por uma mesma causa. Eles se juntam para fortalecer o que defendem e vão atrás do que está sendo feito no Congresso sobre o tema com que trabalham. A Frente ainda tenta mostrar para outros parlamentares a importância daquilo a que se dedicam. Um dos principais mentores da Frente Parlamentar é o deputado federal Odorico Monteiro (PSB/CE), que será o vice-presidente da Frente que tem como uma das metas a defesa da moradia digna e das causas dos pequenos empresários. Porém, o objetivo da Frente é representar toda a cadeia produtiva do setor da construção civil.

“A Frente Parlamentar é fundamental porque toda vez que estamos em Brasília quem abre as portas para que possamos falar com as autoridades são os próprios políticos. A Frente Parlamentar pode ajudar, por exemplo, a revogar a Portaria 570 do Ministério das Cidades que exige asfalto para construções pelo Programa Minha Casa Minha Vida a partir de janeiro de 2019. É inviável para os pequenos empresários construir só em ruas asfaltadas. Caso a Portaria não seja revogada, vamos deixar de preencher os vazios urbanos”, explica o presidente da Acomasul, Adão Castilho.

“O lançamento da Frente Parlamentar é um momento único na história da Construção Civil do Brasil. Antes, os pequenos empresários trabalhavam de forma isolada e enfrentavam enormes dificuldades de serem ouvidos pelo poder público. Com a mobilização nacional, o setor ganhou forças e reconhecimento”, afirma o presidente da Fenapc, Ezequiel Sousa. 

Nas muitas investidas que a Fenapc realizou em Brasília, a Federação Nacional dos Pequenos Construtores conquistou o apoio de parlamentares que tem ajudado os pequenos empresários da construção civil a lutar por condições mais dignas de trabalho. O setor representa 42% dos imóveis construídos pelo Programa Minha Casa Minha Vida e tem colaborado para diminuir o déficit habitacional do Brasil que é de 6,2 milhões de moradias.

Hoje, existem no Congresso Nacional cerca de 200 Frentes Parlamentares, mas nenhuma até agora que defenda os interesses dos pequenos empresários da construção civil.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *