Pela primeira vez na história, a taxa média dos contratos de financiamento imobiliário com os cinco maiores bancos do país ( CEF, Banco do Brasil, Itaú, Santander, e Bradesco ) caiu para menos de 7% ao ano + TR. A taxa chegou a 6,96% agora em novembro.
“A Taxa Selic, em 2% ao ano, o preços baixos dos imóveis, e a grande disputa por clientes entre as instituições financeiras criaram um momento histórico para comprar imóveis”, explica o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Sérgio Cano. Para o professor este é o melhor momento para investir em um imóvel com financiamento
Entre outubro de 2019 e setembro de 2020, houve um aumento de 44% na contratação de crédito imobiliário. E é aí que entra a regra da oferta e da procura, com mais demanda a tendência é ter menos opções. Com isso, os valores dos imóveis devem aumentar nos próximos meses.
“Os preços dos imóveis ainda não subiram porque estamos na pandemia e em recuperação econômica. Mas logo o preço vai subir, provavelmente a partir de 2021”, afirma o professor da FGV que sugere não esperar para fazer negócio. “Eu diria para não esperar e, se tiver condições, comprar logo porque o mercado é dinâmico”, diz Sérgio Cano.