ÚLTIMA REUNIÃO DE 2018 COM OS ASSOCIADOS

Na noite dessa terça-feira, 11/12, foi realizada a reunião com os associados da Acomasul no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas em Campo Grande. O auditório estava lotado.

Duas empresas apresentaram seus serviços e produtos: Cetesp e a Ciacollor. Também teve a presença de integrantes da diretoria eleita do Sindimóveis.

O diretor e contador da Acomasul, Carlos Martinez, falou sobre o SCPO (Sistema de Comunicação Prévia de Obras). Qualquer tipo de reforma ou construção deve ser comunicada ao Ministério do Trabalho. A CEF exige o SCPO desde 3 de setembro para financiar imóveis pelo Minha Casa Minha Vida. “Em 2018, foram aplicadas 67 multas em MS por falta de SCPO”, afirmou Carlos.

Carlos Martinez abordou também o CNO (Cadastro Nacional de Obras) que vai substituir a matrícula CEI (Cadastro Específico do INSS). O CNO será exigido a partir de 21/01/2019 e deve ser feito no prazo de até 30 dias a partir da emissão do alvará. Caso contrário, as multas são pesadas.

O vice-presidente, Luciano Rufato, comentou sobre a falta de recursos da CEF para financiamentos. “Tem estado que não assina contratos desde setembro. Todo final de ano, acontece a mesma coisa. Porém, dessa vez em função do final do prazo para a venda de imóveis fora do asfalto, a situação ficou crítica porque foram feitas muitas reservas no sistema da CEF”, explicou Luciano.

Luciano divulgou também em primeira mão uma novidade sobre a Portaria 570 que exige ruas com pavimentação definitiva a partir de janeiro de 2019 para construções de imóveis pelo Minha Casa Minha Vida. “Nossa diretoria executiva da FENAPC está em Brasília e junto com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) se reuniram com a equipe ténica do Ministério das Cidades. Fomos informados que até 25 de dezembro sairá a prorrogação da exigência do asfalto para até mais 6 meses, ou seja, seria exigida a pavimentação definitiva só a partir de julho de 2019. Não temos nada no papel, nada oficial, vamos aguardar”, afirmou Luciano.

O assessor direto do deputado federal, Fábio Trad, Adílson Rodrigues, também participou da reunião. “A partir de janeiro, também serei assessor do senador Nelsinho Trad. Estaremos à disposição em Brasília para lutar junto com os pequenos construtores para destravar a cadeia produtiva da construção civil”, disse Adílson.

O presidente da Acomasul, Adão Castilho, fez um balanço da EXPOACOM-MS realizada em outubro. “Foi um sucesso, tivemos projeção estadual com o evento. Os parceiros participaram em peso. Porém, foi mínima a participação dos associados da Acomasul. Isso tem que mudar. Nós precisamos disso que está acontecendo hoje, auditório lotado, participação em massa. Só assim vamos mostrar para as autoridades a nossa força, a nossa representatividade. Juntos somos mais fortes!”, enfatizou Castilho. Foram entregues trófeus para diretores e parceiros que ainda não tinham recebido o prêmio pelo reconhecimento dos serviços prestados durante a Exposição.

O presidente da Acomasu também falou de mais um benefício para o associado. Foi firmado um convênio com a UCDB, que vai dar desconto de 25% em todos os cursos para os associados e seus familiares.

Adão Castilho abordou ainda o fim do mandato da atual diretoria. O prazo para a apresentação de chapas vai até o dia 21 de dezembro. A eleição será no dia 8 de janeiro na sede da Acomasul. A posse da nova diretoria será em 11 de janeiro. “A próxima diretoria tem um imenso trabalho a ser feito. É preciso dar continuidade às nossas lutas em Brasília. Temos ainda de construir nossa sede própria. Temos de pensar sempre grande, jamais parar no tempo”, finalizou Castilho.

Shopping Basket
Portal da Acomasul Quer receber as novidades da Acomasul no seu navegador? Ative as notificações.
Não permitir
Permitir notificações