Entre janeiro e março de 2018, as vendas de unidades residenciais cresceram 22,3% no Brasil, em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior. O grande destaque foi a região Centro-Oeste, com um incremento de 62,6% no número de vendas.
Por outro lado, houve queda de 30,7% nos lançamentos de novos empreendimentos. O levantamento foi realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Senai Nacional.
Segundo o presidente da CBIC, a confiança dos consumidores é maior que dos incorporadores. “Esse resultado mostra que temos um mercado ansioso por comprar imóveis, porém não estamos conseguindo entregar os produtos adequadamente. Em nossa leitura, isso é um problema de falta de crédito”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC.
José Carlos reforça que todos os setores representativos da construção civil devem criar propostas para melhorar a concessão de crédito e haver algum tipo de flexibilização. “O resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que mostra retração da construção civil no primeiro trimestre deste ano, é outra demonstração de que o setor precisa ter novos incentivos e novos mecanismos que estimulem o investimento”, conclui José Carlos.