SAIBA COMO FORAM AS ÚLTIMAS REUNIÕES DA FENAPC EM BRASÍLIA

A FENAPC e suas Associações de Construtores filiadas saem, mais uma vez, em defesa do pequeno construtor!

Ao longo de todo o mês de janeiro, nós divulgamos por aqui a reunião da FENAPC entre os dias 12 e 13 de fevereiro em Brasília.

Por fim, o dia chegou e a nossa reunião foi um sucesso! Marcada pela presença de ao menos dez senadores e mais de cento e oitenta deputados.

O objetivo principal da Federação foi de se fazer ouvida a voz do pequeno construtor.

A FENAPC luta para que haja celeridade nos processos necessários para liberação de verbas e modificações que beneficiem os pequenos construtores, além dos usuários do Programa Minha Casa Minha Vida.

Primeiro dia de Reunião

Na terça-feira, (12), foi realizada a Assembleia Geral da FENAPC, onde todas as associações puderam expor suas críticas e sugestões.

Além das informações relevantes sobre diversos assuntos, foram votadas em assembleia deliberações como o Aporte de Recomposição Financeira.

Também foi aprovado o teor da Carta de Pautas Oficiais da Federação, que seria entregue no dia seguinte aos parlamentares.

Entre todas as ações definidas, com o objetivo de fortalecer ainda mais a FENAPC e as Associações afiliadas, a principal delas foi a estratégia de Fortalecer as Relações com Parlamentares, em níveis nacional, estadual e municipal.

Segundo dia de reunião

Na manhã da quarta-feira, (13), o evento da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Café da Manhã com Parlamentares, foi um grande sucesso!

O mote do evento foi a Meta de o Setor da Construção Civil no Brasil em Gerar 1 Milhão de Empregos ainda esse ano, através da desburocratização e liberação do orçamento que já está previsto.

A Fenapc e suas filiadas conseguiram levar cerca de 200 parlamentares ao Café. Este trabalho foi reconhecido pela instituição e fomos a única, das mais de 80 instituições filiadas à CBIC, homenageada pelo próprio José Carlos Martins, presidente da Câmara e cicerone do evento.

Todos presentes concordaram da urgência em reativar a Frente Parlamentar que defenderá os interesses do nosso setor. E lutaremos para que isso aconteça o mais rápido possível!

Visita surpresa

Após o encerramento do evento, de forma estrategicamente coordenada, os presidentes das Associações filiadas foram, com suas equipes, para os gabinetes dos parlamentares, visitando eles um a um.

A carta aprovada na assembleia, com vários itens que precisamos resolver de imediato, além de nossas propostas de ações, foi entregue pessoalmente em cada gabinete.

Apesar de todo esforço, ainda faltam mais de 400 gabinetes para serem visitados, por isso é imprescindível o engajamento das Associações para podermos informar a todos os nossos representantes, o que precisamos, e de que forma precisamos.

Bons relacionamentos ajudam

Por meio do fácil acesso que a Associação dos Construtores de Minas Gerais (ASCOMIG) tem com os deputados federais Domingo Sávio e Pinheirinho, a diretoria da FENAPC conseguiu se reunir com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Canuto e sua equipe.

Vale ressaltar que o ministro recebeu a diretoria da FENAPC para tratar do assunto duas vezes seguidas no espaço de duas semanas.

A diretoria da FENAPC apresentou várias demandas relacionadas ao setor, das quais oito foram as mais importantes. Segue a lista dos assuntos abordados:

Abaixo confira as 8 pautas apresentadas ao Ministério do Desenvolvimento Regional

As demandas que a FENAPC solicitou para o governo federal na pessoa do ministro Canuto foram:

1) Solução imediata para a falta de recursos;

2) Revogação da obrigatoriedade de laje para casas no PMCMV;

3) Revogação da obrigatoriedade de pavimentação para nossos empreendimentos;

4) Adoção de um marco regulatório onde passe a valer a regra do dia da emissão dos alvarás de construção;

5) Implantação de regras universais para liberação rápida de alvarás, habite-se e incorporações;

6) Crítica às exigências em excesso dos agentes financeiros, e várias outras;

7) Laudos de engenharia vencidos;

8) Pessoa física X Pessoa Jurídica.

Reclamação por falta de recursos é generalizada

A diretoria da FENAPC participou na quinta-feira, (14), do conselho do Minha Casa Minha Vida na CBIC. A reunião de ar monótono e cansativa durou várias horas e contou com extensa dedicação do Presidente da Caixa Econômica Federal.

A percepção que a diretoria da FENAPC teve é de que há uma reclamação generalizada em função da atual situação e quanto aos recursos. No entanto, o presidente da CEF se comprometeu a nos receber pessoalmente nos próximos dias, para tratar pontualmente sobre essa questão e outras de interesse do pequeno construtor.

Nossa reunião repercutiu no Planalto

Logo após as ações que a FENAPC realizou em Brasília, o senador Telmário Mota dedicou quase oito minutos em defesa do pequeno construtor.

Em seu pronunciamento, Mota começa dizendo que o setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia nacional. Mota também citou uma estimativa de que o setor é responsável por mais de 10% do PIB e pode gerar até 10 milhões de empregos.

Mota também lembrou que a construção civil é um dos setores que mais contribuem para o orçamento público nacional, devido à grande quantidade de impostos.

“Para se ter uma ideia, no auge dos investimentos da construção civil no país, entre 2012 e 2014, o setor recolheu aproximadamente 180 bilhões em impostos, o que seriam suficientes para pagar o déficit fiscal de 2018 e ainda sobrariam 60 bilhões de troco”, afirma o senador.

Estamos no caminho certo!

A FENAPC reforça a importância de que cada construtor, junto às suas Associações, mantenha o contato com os políticos em seus respectivos estados.

É bom reiterar que foi muito difícil para a FENAPC fazer e manter contato com os parlamentares e outros agentes do governo federal no mês de janeiro, levando em conta a ausência do parlamento e a organização do governo Bolsonaro. Porém, neste momento já temos várias agendas realizadas e outras por confirmar.

De concreto temos que: Estamos no caminho certo!

Entendemos que a continuidade da nossa classe depende da sequência destas ações e da união dos esforços de cada pequeno construtor, de cada associação.

Venha conosco!

FENAPC: União que Realiza

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *